Amigos do mar, formos fazer uma visita a dois pescadores, o Samuca e o Zé da Alzira, que estão há mais de 50 dias num rancho, distante de casa. O rancho desses pescadores, que são um dos mais antigos em atividade aqui em Balnéario Barra do Sul, fica pra dentro do Canal do Linguado. Pra chegar lá só de barco. Nem precisamos dizer que a viagem até lá é maravilhosa: a paisagem é linda! Aqui, ainda há pescadores como eles, que ficam longe de casa, acampados, somente para pescar, principalmente na época da tainha. Mas queremos enfatizar que os dois cuidam muito bem do lugar. Tanto, que o lixo eles tinham empacotado pra levar de volta pra casa e dar o destino correto. Olha eles ai, vieram nos receber na frente do rancho.
A dupla estava muito feliz com a pesca desta temporada. Segundo Samuca, foi graças a fiscalização feita pela Secretaria de Pesca, que confiscava as redes irregulares dentro do canal. Deixa eu explicar: a equipe da secretaria fazia a fiscalização para averiguar se havia redes colocadas em locais irregulares, pois essas dificultavam a navegação. A maioria desses apetrechos eram de pessoas que não possuiam a habilitação para pescar. Então a equipe confiscava. Claro que essa fiscalização é possível devido a uma lei municipal. Agora que já entenderam o porque da alegria do Samuca, vamos voltar para o rancho dele. Na imagem abaixo está o Salo (jaqueta verde), o Samuca, o Eduardo (da Epagri, ele nos acompanhou) e o Zé, mostrando a pescaria do dia (uma parte, é claro). Ah! Eu estou atrás da câmera, claro.
Para quem gosta de acampar, esse lugar é muito bonito. Ali se tem tudo o que precisa: um fogão a lenha, cama, comida (peixes são pescados e feitos na hora), natureza e muita paz. Olhem só como é um rancho de pescador.
Simples não é mesmo? Mas eles tem muito orgulho de ficar nesse rancho e pescar. Mas enquanto nós conversávamos com os pescadores, uma SURPRESA. Apareceu na árvore um pica-pau-cabeça-vermelha. O próprio Samuca nos disse que durante a estada dele no rancho, ainda não tinha visto nenhum, somente uns macacos. Vejam as imagens e aproveitem o vídeo.
Curtiram as imagens? Então, para que sempre possamos ver esse pássaro, temos que cuidar da natureza. NÃO MALTRATE OS BICHINHOS, diz o Samuca ai embaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário