Olá amigos do mar!
Hoje vamos falar de nossa primeira expedição (das muitas que faremos). Além de falar, vamos mostrar as belas imagens que capturamos.
Domingo o dia estava lindo. Almoçamos e decidimos pegar a lancha para aproveitar o sol e o céu azul. O destino: Ilha dos Tamboretes. Eu nunca tinha ido pros lados de lá, no máximo fui até à Ilha dos Remédios, aqui próximo de Bal. Barra do Sul. Ao contrário do Salo, que conhece tudo aqui ao redor, e é essa experiência e a paixão pelo mar que nos guia.
A Ilha dos Tamboretes é um arquipélago composto por quatro ilhas: do Norte, dos Pássaros, do Porto e do Sul. Lá, os habitantes são os pássaros marinhos, que não estavam nem ai pra nós. Enquanto passávamos de lancha faziam até pose.
A primeira parada foi na Ilha dos Pássaros. Mesmo não tendo um bom lugar para aportar, demos um jeitinho (aliás o Salo deu) e desembarcamos na ilha.
Ficamos surpresos, ou no linguajar mais popular, de "boca aberta", com a beleza dos atobás e seus filhotinhos. Conseguimos chegar bem pertinho e fotografar a mamãe cuidando dos filhinhos.
Mais adiante, no meio dos arbustos, um filhote de atobá, um pouco mais crescido (o branco) estava desconfiado com a nossa presença, e ficou perto da mãezinha. A foto não ficou boa, mas vale a pena mostrar.
O arquipélago dos Tamboretes é, basicamente, uma formação rochosa no meio do mar. são pedras que se encaixam perfeitamente umas as outras. Olhando isso tivemos a certeza que é uma obra divina. E não tem como ficar imaginado formas para as pedras. Agora olhem vocês. O que veem?
Mas no arquipélago não há apenas pedras e pássaros. Na Ilha do Porto, que, segundo o Salo tem esse nome devido a um porto que há muito tempo existia no local, tem também bananeiras.
Quando demos a volta pelas ilhas, vimos uma cena que nos deixou entristecidos: uma das ilhas virou um depósito de lixo. Talvez as correntes marítimas tenham levado o lixo para lá. O fato é que, um lugar maravilhoso, está ficando sujo. É por isso que o Projeto Aluno Amigo do Mar ensina as crianças a não jogarem lixo no mar, aliás, em lugar nenhum se não for na lixeira. Não pudemos nos aproximar muito para capturar a imagem devido às ondas que quebravam próximo, mas dá para ver o amontoado de lixo perto dos arbustos. Que tristeza!
Saindo dos Tamboretes fomos rumo a Ilha Feia, que fica mais perto da costa de Balneário Barra do Sul. Feia só tem no nome, a ilha é linda. E para nossa felicidade, virou um bercário das gaivotas.
Enquanto subíamos o morro tínhamos que cuidar com os ninhos das gaivotas. A todo instante nos deparávamos com eles e estavam todos ocupados com dois ou três ovinhos.
Agora contemplem a paisagem e vejam como a ilha Feia é LINDA!!!!