domingo, 24 de julho de 2011

Os nossos Sambaquis

Amigos, vocês sabiam que Bal. Barra do Sul também tem sambaquis? Aliás, vocês sabem o que é um sambaqui?
A palavra vem do tupi do tamba'kï; literalmente "monte de conchas". Os povos caçadores e coletores, primeiros habitar o litoral de Santa Catarina, consumiam os moluscos e amontoavam as cascas para morarem sobre elas, pois constituíam um local alto e seco. Ocupação após ocupação fez com que estes montes atingissem alturas fantásticas. O Estado de Santa Catarina possui os maiores sambaquis do mundo, espalhados por seu litoral, de norte a sul – alguns destes sambaquis chegam a atingir mais de 30 metros de altura.

Os nossos sambaquis não são tão altos, talvez porque no passado havia a exploração dessas jazidas arqueológicas para a fabricação de cal. Esta atividade de exploração calcária destruiu grande parte dos sambaquis, não só em Santa Catarina, mas em diversas partes do Brasil. Aqui foram feitas fornalhas para a queima das conchas. Essas ai de baixo ficam ao lado de um sambaqui.



É muito legal andar por um lugar que há milhares de anos alguém já morou. Saber que ali viviam muitos índios. Então, para que os sambaquis fiquem por muitos anos ainda, vamos cuidar deles. Quando se depararem com algum, não joguem lixo e nem tirem as conhas. Vamos preservar o que os nossos antepassados deixaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário